sexta-feira, 14 de março de 2014

Toucinho do Céu

Esta é uma das receitas da Gastronomia Portuguesa - um doce conventual, com a sua origem na cidade de Guimarães ( Ver doces com história em http://percorrendonovoshorizontes.blogspot.pt/

Ingredientes: 
18 gema(s) de ovo
500 g açúcar
150 g amêndoas falhadas
100 g doce de chila
2 clara(s) de ovo(s)
2 dl água
margarina
farinha 


                            

Modo de Preparação: 
Leve a água ao lume com o açúcar e dixe ferver suavemente, cerca de 10     miutos, até obter ponto de pérola (quando se deixar escorer a calda de açúcar na colher de pau, ver formar-se na ponta uma pequena "pérola").

Sem tirar do lume, adicione a amêndoa e o doce de chila, misture bem com a colher de pau e, sem deixar de mexer, deixe retomar fervura. Retire então do lume
Abra os ovos e separe as gemas das claras. Misture as gemas e as claras(*), com um garfo e junte-lhes um pouco do preparado de açúcar e amêndoas, misturando muito bem.
Depois, junte tudo à restante calda de açúcar e mexa até estar tudo ligado. Leve de novo a lume brando, sem nunca deixar de mexer e retire do calor assim que começar a querer ferver.
Deite para uma taça e dexe arrefecer. Quando estiver quase frio, deite este preparado numa forma de mola, com cerca de 22cm (diâmetro) com o fundo forrado com papel vegetal, muito bem untada e polvilhada com farinha. Coza em forno moderado a 180ºc, durante 1 hora. Desenforme e depois de frio, polvilhe com açúcar. 

( Fonte: foto e receitada minha Recolha de Receitas em 12.2012
publicada por Administrador de  Petiscos)