sábado, 4 de janeiro de 2014

Feijoada de Seitan com Feijão Preto

Tenho por hábito, introduzir na minha alimentação, produtos que não era hábito consumir...comecei também  a introduzir refeições vegetarianas, e ...na minha pesquisa, à procura de receitas e produtos encontrei o Seitan, o Tofu, o chouriço de soja e outros. Então, baseada na minha feijoada tradicional, confecionei esta... Já não a fazia há uns tempos, mas foi hoje, o nosso almoço!...Espero que experimentem e que vos agrade.
Ingredientes

0,5 dl de azeite
1 c. de sopa de gordura vegetal
1 cebola
alho - q.b. ( eu uso massa de alho - 1 c de chá bem cheia)
2 cenouras
2 tomates médios
250 gr de Seitan
1 Chouriço de soja ( 100 gr)
1 dl de vinho tinto
300 gr de feijão preto cozido ( escorrido)
1 c. sopa de massa de pimento
sal, salsa e coentros - q.b.

300 gr de couve   
                           
Modo de Preparação


Coloque num tacho, de preferência em barro, o azeite, a gordura vegetal, a cebola e cenoura às rodelas, o alho e os tomates cortados em cubos pequenos. leve ao lume e deixe ferver 5m. Junte o seitan e o chouriço partido em pedacinhos e regue com o vinho, Deixe cozinhar em lume mínimo, cerca de 15 m
Entretanto leve um tacho ao lume com umas pedrinhas de sal e um pouquinho de azeite e quando levantar fervura, coloque a couve partida e deixe cozer.
Junte ao seitan, o feijão, a massa de pimento, sal, salsa e coentros ( cuidado com o sal, pois a massa de pimentão é salgada). Deixe ferver um pouquinho até o feijão tomar gosto. Retire do lume e com cuidado, já no prato de servir, junte a couve escorrida.

Nota: esta feijoada, fica s/ molho, pq "os molhos engordam e são prejudiciais à saúde"..., mas se cumprirem as medidas que indico, tem molho suficiente para cozinhar!...e dá para 4 pessoas 


( Receita e foto de mchenriques em 11/2013)