quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pêras Bêbadas

Amigos, esta é uma iguaria que nunca falta na minha mesa de Natal... e como sempre, aqui estão acabadas de cozinhar!... Faltavam  ainda algumas  horas para a nossa ceia e como gosto das pêras, bem saborosas e ensopadinhas,  são sempre preparadas, atempadamente!... Esta receita é pessoal e as quantidades que utilizo é sempre em função do número de  familiares e ou,  convidados, se os tiver... Este Natal, seremos 6 pessoas. Normalmente eu dobro a receita e mais 3 ou 4, para que nos possamos  deliciar ao longo da noite e até no Almoço de Natal, caso sobrem!... Este ano utilizei...

 Ingredientes
16  pêras  "Rocha" rijinhas, descascadas
1,5 l de vinho tinto de boa qualidade
2 dl de vinho do Porto
350 gr de açúcar
1 pau de canela
1 casca de 1 limão


                           
Modo de Preparação
Coloque as pêras descascadas,  
mas deixando o pé,  num tacho,  de modo a que fiquem bem  juntinhas. Regue com o vinho do Porto, o açúcar e o vinho tinto. junte o pau de canela e a casca de limão.  Leva-se   a  cozinhar e quando ferver, reduz-se para lume brando durante 30 minutos.  Retire o pau de canela e o limão,  deixe amornar a calda um pouco e  retire as pêras cozidas, para o prato de  servir. Leve a calda de novo ao lume e deixe ferver mais um pouco até   ficar reduzida.
Regue com esta calda e deixe arrefecer...cerca de 2 horas antes de servir,  leve ao frigorífico, retire, decore  a gosto  e sirva. ( a hortelã, é optima para decorar)


( Receita e foto de mcamposhenriques - Natal 2013)

(era minha intensão publicar, no dia 24... mas devido ao temporal, faltou a luz e não tive internet... Sugiro que as confecionem  na passagem de Ano!... São uma doce tentação...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião, sobre este blog